-
Arquitetos: MIV Architects
- Área: 276 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Agung Fadriansyah
-
Fabricantes: CTI, Propan, Toto
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada na Ilha Selayar, Sulawesi do Sul é conhecida como destino de turismo marinho. O projeto deste edifício deve criar uma experiência de hospitalidade internacional, consequentemente apelando para a clientela experta nas redes sociais que aprecia a cultura do café. Inclinando-se para o nosso lado tropical, criamos uma ampla abertura misturada com linhas curvas e uma paleta de cores convidativa em tons terrosos. A ideia era criar uma atmosfera e sensação de área externa, maximizando o potencial do local onde ainda existem muitas árvores densas ao redor do edifício para que os visitantes se encontrassem rodeados de vegetação e sentissem a brisa do exterior.
Ter um conceito de planta aberta no interuor pode ser mais eficiente para a manutenção, pois os custos são reduzidos na construção, nas utilidades e na disposição mais flexível dos móveis. O Café Dierra não possui sistema de ar condicionado simplesmente pela boa orientação do edifício, tornando-o mais confortável para maximizar a abertura nas fachadas frontal e posterior para a entrada de circulação de ar e iluminação. Por outro lado, sua operação também é mais barata.
Uma das aberturas na parte posterior foi concebida com um atrativo formato curvo com o objetivo de ser uma moldura para as árvores que se encontram nos fundos para dar a impressão de que fazem parte do edifício e para que os clientes possam vê-las do interior. O projeto também responde a condições de pandemia onde locais públicos com salas têm boa circulação de ar, garantinfo ventilação adequada com ar externo, que pode ajudar a reduzir os contaminantes aéreos internos.
O trabalho de acabamento do edifício inteiramente com artesãos e materais locais, incluindo a madeira Kanaha, exclusiva da região, com uma textura muito original como painel de parede de destaque, revestimento do bar e também como material para alguns dos móveis; e o tijolo vermelho local, que é um ótimo material para revestimentos de parede tanto no acabamento externo quanto no interno.